Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Paepalanthus complanatus Silveira VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 22-01-2014

Criterio: D2

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie herbácea endêmica do estado de Minas Gerais, é encontrada na Serra do Cipó (Giulietti et al., 2009; 2013), em suas porções localizadas nos municípios de José de Melo e Caeté, sendo frequente na Serra Cabeça de Boi (CNCFlora, 2013). Está sujeita a cinco situações de ameaça, considerando suas localidades de ocorrência. Suspeita-se que sofra com a perda da qualidade do hábitat, devido a ameaças como o fogo (Sano, com. pess.; MMA/ICMBio 2009), a invasão de espécies exóticas, a agricultura e a pecuária (Sano et al., 2010). Caso essas ameaças não sejam controladas, a espécie pode ser incluída em uma categoria de risco de maior preocupação em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Paepalanthus complanatus Silveira;

Família: Eriocaulaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Floral. Mont. 244. 1928.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no estado de Minas Gerais (Giulietti et al., 2013), na Serra do Cipó (Giulietti et al., 2009), em sua porção localizada no município de José de Melo e no município de Caeté, muito frequente na Serra Cabeça de Boi (G.M. Magalhães 2560). Encontrada em altitudes entre 1.100 m e 1.200 m (N. Hensold 418).

Ecologia

Erva com caule com até 40 cm de comprimento; ocorre no Cerrado (Giulietti et al., 2013), em campo úmido (G.M. Magalhães 2560).

Reprodução

Erva monoica; coletada com flores de novembro a junho, provavelmente florescendo mais ou menos de maneira contínua (Giulietti et al., 2009).

Ameaças

8.1 Invasive non-native/alien species/diseases
Incidência local
Severidade low
Detalhes O Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó aponta a invasão de espécies exóticas como um problema existente na região, conflitante com os objetivos propostos para o Parque (MMA/ICMBio, 2009).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O aumento na ocorrência de queimadas é um dos principais problemas para a conservação da espécie na região (Sano, com. pessoal).

2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes A espécie ocorre no estado de Minas Gerais, em regiões muito ocupadas por culturas agrícolas, que ameaçam a vegetação do Cerrado (Sano et al., 2010).

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes A pecuária é uma atividade muito comum no estado de Minas Gerais e preocupante para a conservação do Cerrado (Sano et al., 2010). Na região de ocorrência, essa atividade é uma das principais ameaças para a conservação da espécie (Sano, com. pessoal).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Serra do Cipó, MG.

Referências

- Giulietti, A.M.; Sano, P.T.; Costa, F.N.; Parra, L.R.; Echternacht, L.; Tissot-Squali, M.L.; Trovo, M.; Watanabe, M.T.C.; Hensold, N.; Andrino, C. 2013. Eriocaulaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB110> Acesso em 10 de setembro de 2013.

- Giulietti, A.M.; Andrade, M.J.G; M.; Sano, P.T. Eriocaulaceae. 2009. In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

- MMA/ICMBio. 2009. Plano de Manejo para o Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/Encarte%201_c.pdf>. Acesso em 10 setembro de 2013.

- Sano, E.E.; Rosa; R.; Brito, J.L.S.; Ferreira, L.G. 2010. Mapeamento do uso do solo e cobertura vegetal - Bioma Cerrado: ano base 2002. Brasília-DF. MMA/Série Biodiversidades, v.36. 96p.

Como citar

CNCFlora. Paepalanthus complanatus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Paepalanthus complanatus>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 11/11/2014 - 16:27:18